Autoridades implementaram medidas preventivas após a precipitação ultrapassar 100 milímetros em um intervalo de 72 horas. A pista de descida da Rodovia dos Tamoios, que conecta a região ao litoral norte, foi fechada devido ao aumento do risco de deslizamentos causado pelas chuvas intensas.
Com a interdição da pista de descida, o tráfego foi desviado para a pista de subida, que está funcionando em um sistema de comboio. Nesse esquema, os veículos são agrupados para subir juntos em direção a São José dos Campos, enquanto a descida para Caraguatatuba é realizada separadamente. Neste último trajeto, há uma priorização dos carros de passeio, seguidos pelos caminhões e, por fim, pelos veículos que transportam cargas perigosas.
Para assegurar a segurança dos motoristas, equipes de sinalização foram posicionadas em locais estratégicos, como no quilômetro 59 em direção ao litoral e em áreas urbanas de Caraguatatuba no sentido inverso. Essas ações têm como objetivo orientar os condutores e reduzir os riscos durante a operação. Recomenda-se que os motoristas evitem a área, se possível, até que a situação seja normalizada.