domingo, fevereiro 2, 2025
HomeCotidianoRuas da Zona Leste de São Paulo Alagadas Após Intensos Temporais

Ruas da Zona Leste de São Paulo Alagadas Após Intensos Temporais

Após as intensas chuvas que afetaram a cidade de São Paulo neste último fim de semana, o bairro Jardim Pantanal, localizado em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, continua enfrentando ruas alagadas. Registros feitos por moradores mostram pessoas atravessando as vias com água acima da cintura. Muitas residências foram inundadas, forçando diversas famílias a evacuarem suas casas.

Conforme informações da Defesa Civil, os níveis de água permanecem altos na área do Jardim Pantanal, que há anos é impactado por inundações devido às chuvas. A Prefeitura de São Paulo, em resposta à situação, declarou que está implementando ações emergenciais na localidade. Em nota, a administração municipal indicou que está focada em ajudar a população da comunidade. No último sábado, foram distribuídos 1.550 almoços, 2.050 jantares, cerca de 1.600 colchões, 570 cestas básicas e outros itens essenciais. Além disso, foram feitos 22 atendimentos de saúde para pacientes que perderam medicamentos, aplicadas 32 doses de vacinas e entregues 150 frascos de hipoclorito. Cartões emergenciais de R$1.000 também estão sendo oferecidos a moradores que atendem aos critérios.

Desde julho de 2024, a administração municipal tem monitorado as ações de urbanização e o processo de regularização fundiária na região, com previsão de atendimento para 4.000 famílias. Dentre estas, 900 devem receber seus títulos de regularização ainda neste ano. Somente no ano de 2024, 36 toneladas de detritos foram removidas dos córregos locais. No ano passado, as margens de córregos foram limpas em uma área total de 440.373 metros quadrados, além de 4.291 metros de extensão de córregos limpos, resultando na remoção de 33.090,01 toneladas de lixo.

Em relação às obras de melhorias, a Prefeitura de São Paulo informa que um pôlder está prestes a ser concluído no Jardim Pantanal. Também foi assinado um contrato para incrementar a capacidade de drenagem nas regiões da Vila Seabra, Jardim São Martinho e Jardim Helena, onde o Jardim Pantanal se encontra. Esse projeto inclui a construção de novas galerias de águas pluviais e a asfaltagem de quase 100 ruas. As obras devem ser finalizadas em até 12 meses após a assinatura da ordem de serviço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!