O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira, 5, que não participará da reunião do G20 que ocorrerá na África do Sul. Este evento reunirá os ministros das Relações Exteriores dos países membros do G20, programado para os dias 20 e 21 de fevereiro em Joanesburgo.
No último domingo, 2, o ex-presidente Donald Trump fez declarações alegando que “a África do Sul está confiscando terras”, sem apresentar provas que sustentem sua afirmação. Trump também alegou que “certas classes de pessoas” estariam sendo tratadas de maneira injusta no país. Em resposta a essas alegações, Trump indicou que cortaria o financiamento dos Estados Unidos à África do Sul até que uma investigação fosse realizada sobre o assunto.
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, defendeu a política de reforma fundiária do país, ressaltando que o governo não havia confiscado terras. Ramaphosa esclareceu que a intenção da política é assegurar um acesso equitativo e justo à terra para a população.