Em uma das transações mais significativas do setor de infraestrutura nos últimos anos, a Santos Brasil, proprietária do maior terminal de contêineres do Brasil, confirmou sua venda para uma das principais companhias de navegação do mundo. O valor anunciado para a transação é de R$ 6,3 bilhões. Conforme divulgado em um comunicado neste domingo (22) à noite, a finalização da venda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Controlada pelo grupo Opportunity, a Santos Brasil administra o Tecon Santos, que ocupa uma extensão de 600 mil metros quadrados no Porto de Santos (SP) e se destaca como o terminal de contêineres mais importante da América Latina. A empresa também possui outros dois terminais de contêineres — situados em Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) — além de um terminal de granéis líquidos no Porto de Itaqui (MA). No último ano, registrou um lucro de R$ 504,3 milhões.
Com sede em Marselha, na França, a CMA CGM se posiciona como a terceira maior transportadora marítima de contêineres do mundo, com operações em 160 países. A empresa também é responsável pela gestão de cerca de 60 terminais que lidam com diversos tipos de carga em várias partes do globo.
Essa negociação sinaliza uma tendência já observada internacionalmente: a integração vertical no setor portuário, onde cada vez mais armadores estão assumindo também a administração de terminais de contêineres no solo. Com a transação anunciada, esse modelo ganha força no Brasil. O terminal BTP, outro importante operador em Santos, é gerido pela MSC e pela Maersk, ambas essenciais no setor de transporte marítimo de carga.
O possível negócio da Santos Brasil já era alvo de especulações no mercado há algum tempo. Além da CMA CGM, a atenção também recaía sobre a chinesa Cosco, que estava entre as interessadas na aquisição.