O Santos Futebol Clube informou que o jogador Neymar está em fase de transição física para se recuperar de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Na tarde de quinta-feira, foi comunicado que o atleta está atualmente no segundo de três ciclos que visam seu retorno completo às atividades.
Em seu tratamento, Neymar tem realizado atividades leves, isolado do restante do time, e ainda apresenta sintomas remanescentes da lesão. Devido a essa condição, ele está confirmado como desfalque na partida de estreia do Santos no Campeonato Brasileiro, programada para domingo, contra o Vasco. Pedro Caixinha, o técnico da equipe, destacou a importância de considerar o tempo que Neymar ficou afastado dos gramados, já que seu estilo de jogo envolve alta intensidade e explosão. Caixinha ressaltou que o jogador participou de mais partidas recentemente do que nos últimos anos e que agora se worka sua preparação para a fase de treino e, em seguida, para o retorno aos jogos.
A lesão de Neymar ocorreu após sua saída do jogo contra o Red Bull Bragantino, quando sentiu dores. No dia 6, foi diagnosticado com um edema na coxa esquerda. Com desconforto persistente, ele não pôde participar da semifinal do Paulistão contra o Corinthians e foi cortado da Seleção Brasileira. O Santos tomou precauções extras neste caso, considerando o longo período que Neymar passou afastado devido a uma lesão ligamentar no joelho, o que destacou a necessidade de um protocolo cuidadoso para a sua volta às atividades.
Na atual temporada, Neymar soma três gols e três assistências em sete partidas, sendo seis como titular. Ele firmou um contrato até junho deste ano, mas as partes estão acreditando na possibilidade de uma renovação.
Por meio de um comunicado oficial, o Santos esclareceu que, após uma nova avaliação e levando em conta o calendário do Campeonato Brasileiro, tomou a decisão, em conjunto com o Departamento Médico, a comissão técnica e o próprio Neymar, de continuar o processo de transição física. O foco está em aprimorar sua recuperação e fortalecimento, com o intuito de evitar futuros afastamentos, uma questão recorrente após longas inatividade. O jogador está sendo reavaliado semanalmente para determinar o progresso das atividades, enquanto avança na reabilitação sob a supervisão de profissionais que o assistem há mais de dez anos. O técnico Pedro Caixinha reiterou que Neymar está no segundo dos três ciclos planejados para seu completo retorno, enfatizando a necessidade de paciência durante esse processo.