sábado, fevereiro 8, 2025
HomePolíticaSemipresidencialismo: Aliado Estratégico para Líderes como Bolsonaro e Lula, Afirma Especialista na...

Semipresidencialismo: Aliado Estratégico para Líderes como Bolsonaro e Lula, Afirma Especialista na PEC

O deputado federal Luiz Carlos Hauly, do partido Podemos do Paraná, apresentou, neste sábado (8), declarações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Semipresidencialismo à CNN. Segundo o parlamentar, essa proposta traria vantagens para líderes políticos significativos como o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hauly caracterizou a medida como favorável, ressaltando que tornaria a governança mais ágil e eficaz, permitindo que esses líderes possam administrar com menos prejuízo para a economia e para a população.

A proposta, que foi protocolada na última quinta-feira (6), sugere uma mudança na estrutura atual de poder, propondo a criação de um primeiro-ministro que seria selecionado com base em diálogos com o Congresso Nacional. Além disso, Hauly expressou a disposição de dialogar com Lula sobre a proposta, afirmando que sua aprovação facilitaria a administração federal.

Hauly argumentou que, caso a proposta fosse aprovada, o presidente Lula teria maior liberdade para viajar e promover suas ideologias enquanto uma equipe de confiança gerenciaria o governo. Essa equipe poderia ser substituída se a confiança não fosse mantida.

O deputado também criticou o método vigente de escolha dos ministros, sugerindo a necessidade de modernização desse processo. Segundo ele, a escolha atual é arcaica e repleta de problemas, destacando que os ministros são frequentemente escolhidos de maneira pouco democrática.

A PEC surgiu em um momento de debate na Câmara sobre uma reforma eleitoral. Além dessa proposta, está em discussão a implementação do voto distrital misto, que visa eleger deputados federais, estaduais e vereadores. Apesar das movimentações, Hauly afirmou que não há urgência em aprovar a PEC. O presidente da Câmara, Hugo Motta, também afirmou que há interesse em discutir o tema, enfatizando a importância de um debate sobre o sistema político brasileiro para promover maior eficiência e participação popular.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!