A Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro aprovou cinco indicações de embaixadores para países na Ásia e na Europa. Os diplomatas indicados são: Sérgio Rodrigues dos Santos, para Rússia e Uzbequistão; Eduardo Saboia, para a Áustria; André Guimarães, para o Irã; Paulo Uchôa Ribeiro Filho, para a Arábia Saudita e Iémen; e Rodrigo Baena Soares, para a Alemanha. A aprovação ocorreu na terça-feira (22) e agora as indicações serão submetidas ao plenário do Senado.
André Veras Guimarães, indicado para ser embaixador no Irã, é graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Sua nomeação foi aprovada após uma sabatina na comissão. O relator dessa proposta, o senador Esperidião Amin, ressaltou a importância das relações bilaterais. Guimarães ingressou na diplomacia em 1996 e, em 2016, alcançou o posto de ministro de segunda classe, além de ter ocupado vários cargos em embaixadas.
Eduardo Paes Saboia foi indicado para ser embaixador na Áustria. Ele possui formação em Direito pela Universidade de Brasília e entrou na carreira diplomática em 1990. Em 2016, Saboia foi promovido a ministro de primeira classe, tendo já atuado como ministro-conselheiro nas embaixadas de Washington e La Paz. Entre 2018 e 2022, liderou a embaixada do Brasil em Tóquio e, antes de sua indicação, exercia a função de secretário na Secretaria da Ásia, Pacífico e Rússia.
O diplomata Paulo Uchôa Ribeiro Filho teve sua indicação aprovada por unanimidade para chefiar a embaixada do Brasil na Arábia Saudita, carga que inclui, de forma cumulativa, a representação no Iémen. Ele possui um mestrado em Cultura Comparada e Relações Internacionais pela Universidade Sophia, no Japão, e ingressou na carreira diplomática em 1995. Entre outros cargos, foi ministro-conselheiro na embaixada do Brasil na França e embaixador na República Democrática do Congo.
Rodrigo de Lima Baena Soares, indicado para a embaixada na Alemanha, é pós-graduado em Administração Pública pela Escola Nacional de Administração de Paris. Ele começou sua trajetória na diplomacia em 1987 e se tornou ministro de primeira classe em 2015. Soares já ocupou posições em embaixadas em Maputo, Lima e Moscou.
Por fim, Sérgio Rodrigues dos Santos foi aprovado para ser embaixador na Rússia, acumulando também a função de representar o Brasil no Uzbequistão. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, iniciou sua carreira na chancelaria em 1995 e se tornou ministro de primeira classe em 2022. Ele já atuou em diversas funções em embaixadas, incluindo a em Tóquio e em missões permanentes junto às Nações Unidas.
Além das indicações, o Senado recebeu o presidente do Chile, Gabriel Boric, para discutir o fortalecimento das relações comerciais e de investimentos entre os dois países. Essa reunião faz parte de uma série de atividades programadas para a visita oficial do presidente chileno ao Brasil. Também foi realizada uma reunião entre legisladores chilenos e o presidente da Comissão de Relações Exteriores para discutir a Rota Bioceânica.
Em outra ocasião, uma delegação do governo da China visitou o Brasil para conhecer projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento. Nessa visita, as autoridades discutiram a construção do Corredor Bioceânico, uma iniciativa considerada estratégica pelos dois governos, visando criar uma rota alternativa de escoamento pelo Oceano Pacífico, facilitando o acesso do Brasil e de outros países da América Latina aos mercados asiáticos.