A tragédia que resultou na morte de um menino de 8 anos na BR-163, na parte que passa por Rio Verde, em Mato Grosso do Sul, levou a um aumento nas exigências por medidas que visem a segurança nas estradas. O senador Nelsinho Trad, do PSD, fez um apelo à concessionária CCR MSVia, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que sejam tomadas providências que diminuam a letalidade dessa rodovia, que é frequentemente chamada de “rodovia da morte”.
O parlamentar também propôs a formação de uma comissão externa, com o objetivo de monitorar a concessão, as obras em execução e a segurança no tráfego. Além disso, Trad solicitou uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
Nelsinho Trad requer que a CCR MSVia, a ANTT, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério dos Transportes e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) forneçam esclarecimentos sobre as medidas adotadas para melhorar essa situação crítica.
Dados de 2024 indicam que a BR-163, que atravessa Mato Grosso do Sul, contabilizou 785 acidentes e 63 mortes, resultando em uma média de 65 acidentes por mês. O processo de duplicação da rodovia, que foi estabelecido em 2014, apresenta consideráveis atrasos, com apenas 150 km completados dos 806 km previstos, o que corresponde a somente 17% do total.
O senador destacou que, apesar dos motoristas pagarem pedágio, não observam os resultados esperados em termos de melhorias na rodovia. De acordo com um acordo de repactuação da concessão aprovado pelo TCU, um investimento de 9,3 bilhões de reais foi estipulado para melhorias na região; no entanto, é essencial garantir transparência e, acima de tudo, um verdadeiro compromisso com a segurança dos usuários. Ele enfatizou que a concessionária tem responsabilidade nesse contexto e precisa ser cobrada de maneira rigorosa.