4 maio 2025
HomeInternacionalSentimento Antipolítico Garante Sucesso do Partido de Esquerda na Austrália

Sentimento Antipolítico Garante Sucesso do Partido de Esquerda na Austrália

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, foi reeleito neste sábado e seu Partido Trabalhista deve garantir a maioria das cadeiras na Câmara dos Representantes, superando a coalizão conservadora dos partidos Liberal e Nacional, conforme previsões de importantes veículos de comunicação do país.

Essa vitória representa uma nova reviravolta eleitoral influenciada por um sentimento anti-Trump entre os eleitores, semelhante ao que ocorreu no Canadá, onde os conservadores também lideravam antes da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e sua retórica sobre transformar o Canadá no “51º Estado americano”.

O descontentamento em relação à guerra comercial promovida por Trump e seus efeitos sobre a Austrália, aliada militar e parceira comercial dos EUA, foi um dos principais fatores que resultaram na escolha de Albanese. As tarifas impostas por Trump, inicialmente de 25% sobre alumínio e aço australianos e, posteriormente, de 10% sobre diversos outros produtos, fizeram com que os eleitores se afastassem do candidato conservador, Peter Dutton, cujas políticas estavam alinhadas com a retórica do presidente americano.

Segundo analistas, o impacto de Trump foi evidente. Um colunista político destacou que a incerteza global gerada pela administração Trump fez com que a abordagem mais moderada de Albanese se tornasse atrativa para os eleitores.

Albanese se junta ao grupo de líderes de esquerda que conquistaram reeleições graças ao reflexo inesperado da eleição de Trump. Antes da eleição do ex-presidente, o partido Liberal era dominante nas pesquisas. Dutton, líder do Partido Liberal e ex-policial, foi criticado por suas posicionamentos que se alinhavam com os de Trump, sendo conhecido por sua postura dura em relação a crime e imigração.

Após reconhecer sua derrota, Dutton disse que parabenizou Albanese por sua vitória e admitiu sua perda na cadeira que ocupou por duas décadas. Ele ressaltou a necessidade de uma reconstrução em sua coalizão política, afirmando que a campanha foi definida pela narrativa de seus oponentes, não refletindo a verdadeira identidade do partido.

No início da campanha, as perspectivas eram sombrias para os trabalhistas, mas a situação mudou. Após a contagem de 68% dos votos, as projeções indicavam que o Partido Trabalhista poderia conquistar 81 das 150 cadeiras na Câmara dos Representantes.

Em um discurso de vitória, Albanese afirmou que seu governo seguirá um caminho australiano, enfatizando o orgulho em sua identidade e o que foi construído no país. Ele destacou que a inspiração vem de valores e do povo australiano, e não de influências externas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!