Neste ano de 2025, a Série D do Campeonato Brasileiro teve seu início neste sábado, dia 17, reunindo 64 equipes que competem por quatro vagas na Série C de 2026. Esta divisão é a última do futebol profissional no Brasil e não possui sistema de rebaixamento.
A estrutura competitiva da Série D difere das Séries A, B e C. Ela consiste em 64 clubes divididos em 8 grupos, cada um contendo 8 equipes. As quatro melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que é disputada em formato de mata-mata.
Entre os clubes que participarão do torneio, destaca-se a Portuguesa, que retorna à Série D após quatro anos. A equipe recentemente aprovou a formação de uma Sociedade Anônima de Futebol e planeja um investimento superior a R$ 1 bilhão nos próximos anos. A Portuguesa já teve uma passagem de destaque na elite do futebol brasileiro, sagrando-se vice-campeã em 1996, ao ser derrotada pelo Grêmio. Desde a queda para a Série B em 2013 devido ao “Caso Héverton”, o clube paulista não conseguiu retornar à Série A.
Outro time que volta à competição é o Santa Cruz, que já integrou a primeira divisão na era dos pontos corridos. O Santa Cruz é reconhecido como um dos clubes com a maior torcida do Nordeste, mas não participa da Série A desde 2016. Desde então, o time pernambucano enfrentou sérios desafios, incluindo rebaixamentos nas Séries B e C, o que culminou em sua ausência nas divisões nacionais em 2024.
Os times que participam da Série D e que já tiveram passagens pela Série A incluem: Portuguesa, Santa Cruz, América-RN e Joinville.