20 fevereiro 2025
HomeInternacionalSobreviventes compartilham detalhes impactantes do acidente aéreo da Delta em Toronto

Sobreviventes compartilham detalhes impactantes do acidente aéreo da Delta em Toronto

Um incidente aéreo ocorreu no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, localizado no Canadá, na segunda-feira (17). O voo 4819 da Delta Airlines, operado pela Endeavor Air, transportava 90 pessoas. Todos os ocupantes da aeronave sobreviveram à colisão, mas as circunstâncias que levaram a aeronave a ficar invertida ainda são desconhecidas, resultando em um avião com a fuselagem virada para cima, marcada por resíduos escuros e sem uma das asas. Dentro da aeronave, passageiros que estavam de cinto de segurança foram encontrados suspensos em seus assentos. O chefe dos bombeiros do aeroporto, Todd Aitken, informou que pelo menos 18 pessoas sofreram ferimentos, incluindo uma criança que, de acordo com o Hospital for Sick Children, está em boas condições de saúde.

Este acidente provocou a interrupção do tráfego no aeroporto, que é o mais movimentado do Canadá, e levanta questionamentos sobre a segurança dos voos, especialmente diante de preocupações que têm crescido nos Estados Unidos. O incidente ocorreu menos de três semanas após um acidente anterior, onde um avião da American Airlines colidiu no ar com um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA, resultando na morte de todas as 67 pessoas a bordo. Em Toronto, os passageiros foram resgatados da aeronave invertida enquanto os socorristas utilizavam extintores para combater o fogo na estrutura.

Investigadores canadenses e americanos estão trabalhando em conjunto para estabelecer as causas do acidente que resultou na inversão da aeronave. O voo 4819 partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis/St. Paul e se aproximou de Toronto pouco antes das 15h, horário local. Naquele dia, Toronto enfrentou ventos fortes e ainda havia um acúmulo residual de neve de aproximadamente 20 centímetros que o pessoal do aeroporto havia trabalhado para remover. Durante a aproximação do aeroporto, os controladores de tráfego aéreo alertaram os pilotos sobre rajadas de vento com velocidades em torno de 61 km/h.

Em questão de minutos, a aeronave capotou. Testemunhas relataram que o fogo começou após o impacto da aeronave na pista, deixando os passageiros suspensos em seus assentos. Um dos passageiros, Peter Koukov, mencionou que não percebeu nada de errado até que o avião tocou o solo e virou. Outro passageiro, John Nelson, descreveu a situação como caótica, enfatizando o esforço para sair rapidamente do avião devido à sensação de estar de cabeça para baixo.

Os carros de bombeiros foram rapidamente movilizados para a pista e iniciaram os trabalhos de combate ao incêndio na fuselagem danificada da aeronave. A origem do fogo ainda não foi determinada, mas gravações de vídeo mostraram a fuselagem de fibra de vidro derretendo nas proximidades do motor. Após o impacto, alguns passageiros conseguiram se soltar e ficar de pé enquanto outros precisaram de assistência para deixar seus assentos. Os comissários de bordo auxiliaram na evacuação, instruindo os passageiros a deixarem seus pertences pessoais para trás.

Os evacuados saltaram para o solo coberto de neve enquanto as chamas ainda consumiam a aeronave. Para se proteger do frio intenso, alguns passageiros se abraçaram enquanto se afastavam do local do incidente. Apesar de alguns ferimentos, a grande maioria dos ocupantes parecia estar em bom estado, embora muitos continuassem em estado de choque e estressados após a experiência angustiante.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!