O governo do estado de São Paulo anunciou a conclusão da fase de escavação da tuneladora conhecida como “Tatuzão” no último domingo (9). A Tuneladora Maria Leopoldina atingiu a Estação São Joaquim, que marca o final do trecho sul da Linha 6-Laranja do metrô. O investimento nas obras da linha é estimado em R$ 19 bilhões, com 60% das atividades já finalizadas. A entrega do primeiro trecho, que liga as estações Brasilândia e Perdizes, está prevista para o fim do segundo semestre de 2026.
A extensão restante da linha, que se estenderá da estação Perdizes até São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da cidade, deverá ser concluída até o final do segundo semestre de 2027. Este novo trecho proporcionará conexões com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, além das Linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens. O secretário de Parcerias e Investimentos do estado, Rafael Benini, enfatizou que, com o término da escavação, iniciará a fase de instalação dos trilhos, sistemas e a aquisição dos trens, destacando o impacto positivo do projeto na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população, bem como no impulso à economia local.
A tuneladora Maria Leopoldina, também chamada de Tatuzão Sul, pesa 2.000 toneladas e possui 109 metros de comprimento, com um diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina é equipada com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para remoção do material escavado, além de uma cabine de controle e equipamentos auxiliares.
A Linha 6-Laranja contará com uma extensão de 15,3 km, conectando o bairro de Brasilândia, na zona norte, até a Estação São Joaquim, no centro da cidade. De acordo com informações do governo, o tempo de viagem atualmente realizado por ônibus, que leva aproximadamente 1h30, será reduzido para cerca de 23 minutos. As estações programadas incluem Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
Durante a execução das obras da Linha 6-Laranja, foram registrados três acidentes significativos. O mais recente ocorreu em dezembro anterior, quando uma cratera se formou após o desabamento de um muro no canteiro da futura estação Bela Vista, localizada na Rua Rui Barbosa, no centro. Em maio de 2024, uma nova cratera se abriu na quadra esportiva de um edifício na Avenida Ministro Petrônio Portela, obrigando a interdição de parte da via e alterações nos itinerários de três linhas de ônibus. Em fevereiro de 2022, um desmoronamento afetou o asfalto da Marginal Tietê, levando à interdição da pista no sentido Ayrton Senna, nas proximidades da Ponte do Piqueri, devido ao rompimento de uma coletora de esgoto.