Os bois Caprichoso e Garantido já definiram os temas que irão apresentar no Festival de Parintins 2025, programado para os dias 27, 28 e 29 de junho na cidade situada no interior do Amazonas. As associações garantem que a festividade deste ano trará ao Bumbódromo apresentações inovadoras, combinadas com um resgate da cultura ancestral.
O Boi Caprichoso, que é representado nas cores azul e branco, apresentará o tema “É Tempo de Retomada”. Esta proposta é um manifesto da cultura popular em prol da vida em todo o mundo. De acordo com o presidente do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, Ericky Nakanome, “É um chamado para retomarmos práticas antigas e curativas para a vida e para a continuidade da humanidade”. O Boi Caprichoso abordará a ancestralidade de diversas etnias, desde indígenas até africanas, mostrando na arena como a sociedade busca progresso enquanto desconsidera a fragilidade do futuro do planeta.
Por sua vez, o Boi Garantido, que se apresenta nas cores vermelha e branca, trará seu tradicional slogan, criado em 1980, ao espetáculo. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, a associação tem a promessa de encantar o público com um show vibrante, emocionante e inovador, destacando sua tradição e a conexão com sua torcida. O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, menciona que o tema de 2025 visa resgatar a herança popular e a essência dos povos da Amazônia e do Brasil, que frequentemente têm sua verdadeira história negligenciada. Ele ressalta que “somos o Boi de todas as pessoas, de todas as causas e de todas as minorias, sem exceção”, enfatizando que a festa é do povo e para o povo, prometendo assim um espetáculo grandioso e emocionante.