A intensa precipitação que afetou a Grande São Paulo neste sábado (19) resultou em alagamentos, arrastamento de veículos e a suspensão de operações em algumas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os municípios de São Bernardo do Campo e Diadema registraram os danos mais significativos.
Na Avenida 31 de Março, em São Bernardo do Campo, vários carros foram levados pela força da água e ficaram ilhados, levando passageiros a buscarem abrigo em cima dos veículos, conforme registros de imagens do Globocop. Caminhões também enfrentaram dificuldades para atravessar determinadas áreas, enquanto ônibus cheios foram retidos pela enchente.
Na cidade de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à administração municipal, declarou estado de atenção devido aos alagamentos. A circulação na Linha 7-Rubi da CPTM foi suspensa entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru, com a operação dividida em dois trechos. A Linha 10-Turquesa também teve parte de sua operação interrompida, especificamente entre Santo André e Prefeito Saladino. Em resposta à situação de emergência, foi ativado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para cobrir as áreas afetadas.
De acordo com informações da Enel, cerca de 30.061 imóveis estavam sem fornecimento de energia elétrica às 20h, o que representa 0,37% do total de imóveis atendidos pela concessionária na região metropolitana. Em termos absolutos, as áreas mais afetadas foram a capital, com 15.562 imóveis sem energia, seguida por Santo André (4.834) e São Bernardo do Campo (3.618).
Na sexta-feira anterior, uma tempestade já havia causado estragos na capital e em cidades vizinhas. Na Zona Leste, as chuvas resultaram em fortes correntes d’água na avenida próxima ao Terminal Cidade Tiradentes, enquanto em Guarulhos, o Jardim Santo Afonso enfrentou alagamentos em suas ruas. O Corpo de Bombeiros registrou, entre 15h e 16h50, cinco quedas de árvores e quatro pontos de alagamento durante esse período.