De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as áreas mais atingidas pelas chuvas são as zonas sul e leste da cidade. A precipitação forte está afetando especialmente as subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro e Mooca.
A Defesa Civil informou sobre a intensificação da tempestade na zona leste e em municípios da região metropolitana. Na tarde desta sexta-feira, a capital está novamente em alerta para alagamentos. Por volta das 14 horas, em razão de alagamentos, a circulação dos trens da Linha 10 – Turquesa, administrada pela ViaMobilidade, foi interrompida entre as estações Prefeito Saladino e São Caetano do Sul. Na Vila Prudente, também na zona leste, foi emitido um alerta devido ao transbordamento do Córrego Mooca, na interseção da Avenida Salim Farah Maluf com a Avenida Vila Ema. A Defesa Civil enviou um aviso de emergência severa, recomendando que os residentes procurassem abrigo seguro. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuvas intensas, particularmente nas subprefeituras mencionadas. Há possibilidade de raios e ventos fortes, aumentando o risco de alagamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil, por meio de suas redes sociais, fez um apelo para que a população estivesse atenta ao desenvolvimento da tempestade na zona leste e nas cidades próximas.
A cidade de São Paulo, que atualmente enfrenta um estado de atenção devido às altas temperaturas, poderá registrar um novo recorde de calor neste domingo ou na próxima segunda-feira, com temperaturas próximas a 34°C. O recorde atual é de 33,9°C. Consoante informações da Meteoblue, há previsão de chuvas para o sábado e a partir da próxima terça-feira.
No sábado, as condições climáticas devem permanecer quentes e abafadas, com períodos de sol entre nuvens. As temperaturas devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem alcançar 32°C. A partir da tarde, há expectativas de chuvas, que poderão ocorrer na forma de pancadas, com intensidade de moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas pontuais de vento.
O domingo deve apresentar sol entre nuvens e um rápido aumento nas temperaturas, com mínimas em torno de 21°C e máximas podendo chegar a 33°C. No final da tarde, a cobertura de nuvens deve aumentar, gerando condições para chuvas isoladas na forma de pancadas.