Carros circulam em vias alagadas em São Paulo durante a intensa chuva que atingiu a cidade no feriado de Sexta-Feira Santa.
Uma forte precipitação em São Paulo na tarde de sexta-feira, dia 18, resultou em pelo menos 50 mil residências sem fornecimento de energia elétrica, com todas as regiões da cidade sob alerta para alagamentos. Os avisos de emergência foram emitidos a partir das 14h, sendo encerrados por volta das 18h, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A Defesa Civil local registrou alta intensidade das chuvas, acompanhadas de fortes ventos e relâmpagos.
Regiões adjacentes, como Guarulhos e o ABC paulista, também enfrentaram os efeitos das chuvas intensas. Imagens e vídeos de inundações começaram a circular nas redes sociais, mostrando a gravidade da situação em diversos pontos do estado. O CGE informou que a tempestade foi causada pela interação da brisa marítima com o calor, criando condições favoráveis para a formação de instabilidade tanto na cidade quanto nas áreas vizinhas.
A empresa Enel comunicou que as 50 mil residências sem energia correspondem a apenas 0,6% do total de 8 milhões de moradores atendidos. Equipes de funcionários já estão mobilizadas para restaurar os serviços, porém, até o momento, não há previsão para a normalização do fornecimento de energia. A reportagem solicitou informações adicionais à prefeitura de São Paulo sobre o número de pessoas e áreas afetadas, assim como um cronograma para resolver os problemas, mas ainda aguarda uma resposta.