23 abril 2025
HomeInternacionalTerror em Caxemira: Atentado contra turistas resulta em 26 mortos e 17...

Terror em Caxemira: Atentado contra turistas resulta em 26 mortos e 17 feridos

Vinte e seis pessoas faleceram e dezessete ficaram feridas após um ataque a tiros supostamente realizado por militantes contra turistas na região de Jammu e Caxemira, na Índia, ocorrido na terça-feira, 22 de outubro. Este incidente foi classificado como o mais grave desse tipo no país em quase duas décadas. Os disparos ocorreram em um local na área de Pahalgam, e as vítimas incluem 25 cidadãos indianos e um nepalês, conforme informações divulgadas pela polícia.

Este ataque representa o episódio mais violento contra civis na Índia desde o tiroteio de Mumbai em 2008, tendo um impacto significativo na relativa “calma” que existia na Caxemira, região onde o turismo vinha crescendo em meio à redução da insurgência anti-Índia nos últimos anos. O primeiro-ministro Narendra Modi abreviou sua visita à Arábia Saudita e retornou a Nova Déli na manhã de quarta-feira, 23. A ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, também interrompeu sua viagem aos Estados Unidos e ao Peru para estar com o povo indiano neste momento de luto, segundo o ministério.

Durante o retorno, Modi se reuniu com o conselheiro de segurança nacional, o ministro das Relações Exteriores e outros altos funcionários. Além disso, foi convocada uma reunião extraordinária do gabinete de segurança, conforme relatos de um representante do Ministério da Defesa. Um grupo militante, conhecido como “Resistência da Caxemira”, reivindicou a autoria do ataque em uma publicação nas redes sociais, manifestando descontentamento com a presença de mais de 85 mil “forasteiros” na região, o que, segundo afirmam, provocou uma “mudança demográfica”.

As agências de segurança indianas alegam que a Resistência da Caxemira serve como um disfarce para organizações militantes baseadas no Paquistão, como Lashkar-e-Taiba e Hizbul Mujahideen. O governo do Paquistão, por sua vez, declarou que apenas oferece apoio moral e diplomático à insurgência em Caxemira. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão expressou sua preocupação com a perda de vidas de turistas, apresentando condolências às famílias das vítimas e desejando uma rápida recuperação aos feridos.

Na quarta-feira, diversas organizações locais organizaram uma paralisação em todo o território federal como forma de protesto pelo ataque aos turistas, cujo aumento tem contribuído para a economia local. Muitas escolas decidiram suspender suas atividades naquele dia em solidariedade ao protesto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!