A derrota do Valladolid para o Real Madrid por 3 a 0 no último sábado intensificou a tensão no clube espanhol. Os torcedores se manifestaram contra Ronaldo, proprietário da equipe, exigindo sua saída. Após essa derrota, o Valladolid permanece na última posição da LaLiga, somando apenas 15 pontos em 21 jogos.
Mesmo com a temperatura de 7º C na noite espanhola, os fãs compareceram em grande número, vestindo coletes e empunhando bandeiras amarelas, em um protesto que lembrava os coletes amarelos franceses. Eles exigiam a saída do brasileiro da gestão do clube, com gritos como “Ronaldo, saia agora” e “Onde está o presidente?”. Os cânticos foram entoados em espanhol e inglês, como “Ronaldo, vá embora. Vá logo”, antes do início da partida no Estádio José Zorrilla. Os torcedores criticaram ferozmente a administração do Fenômeno, alegando que ele não investiu na equipe e nunca visitou os centros de treinamento nesta temporada.
Em dezembro, a crisis no LaLiga gerou protestos dirigidos a Ronaldo e a Paulo Pezzolano, que acabou sendo demitido do cargo de treinador. Diego Cocca, que assumiu o comando após o uruguaio, teve um desempenho ruim, com apenas uma vitória e quatro derrotas à frente do Valladolid.