22 fevereiro 2025
HomeCotidianoTrecho da Linha 1-Azul do Metrô Fechado Neste Fim de Semana: Fique...

Trecho da Linha 1-Azul do Metrô Fechado Neste Fim de Semana: Fique Atento!

Operações do Metrô de São Paulo serão interrompidas devido à passagem da tuneladora das obras da Linha 6-Laranja nas proximidades da estação São Joaquim, situada na região da Liberdade, no centro da cidade. O equipamento, chamado popularmente de “Tatuzão”, afetará a operação da Linha 1-Azul neste sábado (15) e domingo (16). A estação São Joaquim ficará fechada ao público, e os trens não circularão no trecho entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro.

Durante esse período, os passageiros serão atendidos por ônibus. O Metrô de São Paulo esclareceu que, por razões de segurança, medidas semelhantes foram implementadas anteriormente em situações que envolveram a passagem da tuneladora da Linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul, bem como a passagem do Tatuzão sob a Linha 4-Amarela. A tuneladora chegou à estação São Joaquim na semana anterior e prosseguirá sua escavação em direção ao Poço Felício dos Santos, um trecho de aproximadamente 360 metros que ainda não está operacional.

Uma vez concluída, a Linha 6-Laranja deverá transportar mais de 600 mil passageiros ao longo de seus 15 quilômetros e 15 estações. Os trens da Linha 1-Azul operarão em formato de carrossel, ou seja, em ambas as direções, em dois trechos distintos. Neste fim de semana, as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. Os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos no sábado e de sete minutos no domingo.

Os 25 ônibus articulados do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) atenderão o trecho interrompido entre Japão-Liberdade e Vergueiro. Os ônibus circularão continuamente durante o horário de funcionamento do Metrô, com intervalos de três minutos entre as partidas. Após desembarcarem nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro, os passageiros receberão uma senha de um funcionário, que permitirá o reingresso no sistema sem nova cobrança de passagem.

Entretanto, aqueles que utilizarem o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada, terão a passagem tarifada ao ingressar em uma estação do Metrô. O Metrô recomenda que os passageiros que optarem pelo trajeto a pé, que é de cerca de 1,5 km entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro, lembrem-se de retirar a senha do Paese na estação de desembarque para que possam acessar novamente o sistema sem custo adicional.

Para manter os usuários informados sobre essas mudanças, o Metrô divulgará mensagens sonoras nos trens e nas estações, além de publicações nas redes sociais oficiais da Companhia. Os funcionários das estações estarão disponíveis para fornecer orientações adicionais aos passageiros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!