13 fevereiro 2025
HomeInternacionalTrump Afirma que Putin e Zelensky Buscam a Paz Após Conversas Recentes

Trump Afirma que Putin e Zelensky Buscam a Paz Após Conversas Recentes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que tanto Vladimir Putin quanto Volodymyr Zelensky manifestaram interesse em alcançar a paz durante conversas telefônicas separadas na quarta-feira, 12. Trump determinou que as principais autoridades dos EUA iniciem diálogos para encerrar o conflito na Ucrânia. Essas discussões surgiram após declarações do secretário de defesa de Trump, que mencionou que a Ucrânia precisaria abandonar suas aspirações de se juntar à OTAN e recuperar todo o território ocupado pela Rússia, evidenciando uma mudança significativa na postura de Washington em relação ao conflito.

Após uma conversa de mais de uma hora com Putin, Trump relatou que o presidente russo, que iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, expressou o desejo de encerrar a guerra e discutiu a possibilidade de um cessar-fogo em breve. Trump afirmou que Putin quer evitar um retorno ao combate após um cessar-fogo, destacando a aspiração de ambos os líderes por paz. Durante a coletiva no Salão Oval, Trump reiterou sua intenção de pôr fim à guerra rapidamente, embora não tenha especificado como pretende realizar essa meta.

Durante a ligação, Putin convidou Trump a visitar Moscou, expressando a disposição do Kremlin para acolher autoridades americanas e apoiando a ideia de que Estados Unidos e Rússia deveriam colaborar. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, mencionou que Trump havia manifestado interesse em encerrar “as hostilidades na Ucrânia o mais rápido possível”. Barack Obama foi o último presidente dos EUA a visitar a Rússia, feito realizado em 2013 durante a Cúpula do G20 em São Petersburgo.

Na mesma semana, o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, encontrou-se com Putin em Moscou. Quando questionado sobre o encontro, Witkoff destacou que seria uma questão a ser comentada pelo presidente. Ele lembrou ainda que Putin havia anistiado o prisioneiro americano Marc Fogel, indicando a natureza diplomática da conversa. Witkoff também mencionou um contato com um homem chamado Kirill, que se referia a Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, que está sob sanções americanas.

Paralelamente, Volodymyr Zelensky teve uma conversa telefônica com Donald Trump, na qual discutiram “oportunidades para alcançar a paz” e a elaboração de um novo acordo que envolve segurança e cooperação econômica. A ligação ocorreu logo após Trump afirmar que havia falado com Putin sobre iniciar negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia. Zelensky enfatizou que a conversa abordou a cooperação em nível técnico, incluindo o uso de drones e indústrias avançadas da Ucrânia.

O gabinete de Zelensky informou que a conversa durou cerca de uma hora e destacou a visita do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a Kiev, que tinha como foco um acordo sobre minerais essenciais. O presidente ucraniano destacou a intenção de Trump de compartilhar informações sobre sua conversa com Putin e mencionou o planejamento de encontros futuros, incluindo uma reunião em Munique, na Alemanha. Trump comentou sobre a reunião marcada para a sexta-feira, onde uma delegação liderada pelo vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio participará.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!