Um político do Partido Republicano nos Estados Unidos mencionou que possui um bom relacionamento com o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, que recentemente venceu as eleições gerais. Durante uma reunião com seu gabinete, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Carney o contatou para discutir a possibilidade de firmar um acordo. Trump ressaltou: “Acho que temos um ótimo relacionamento. Ele me ligou ontem e disse: ‘Vamos fazer um acordo'”.
O ex-presidente descreveu Carney, que sucedeu Justin Trudeau como líder do Partido Liberal, como “um cavalheiro muito simpático”. Trump declarou que poderá recebê-lo na Casa Branca na próxima semana e destacou a cordialidade demonstrada pelo novo primeiro-ministro: “Ele foi incrivelmente simpático. E eu o parabenizei”, afirmou Trump.
Ainda segundo Trump, seu relacionamento com Carney é superior ao que mantém com o candidato conservador Pierre Poilievre, embora a ideologia dos dois se alinhe mais estreitamente. Segundo Trump, ambos tinham uma postura crítica em relação a ele, mas notou que “aquele que venceu é quem menos odeia Trump”.
A guerra tarifária iniciada por Trump e suas ameaças de anexar o Canadá como o 51º estado dos Estados Unidos contribuíram para que o Partido Liberal conseguisse reverter as previsões de uma possível derrota, após quase dez anos de governo de Trudeau.