sábado, fevereiro 1, 2025
HomeInternacionalTrump interrompe acesso de imigrantes na fronteira

Trump interrompe acesso de imigrantes na fronteira

“Toda imigrante irregular será imediatamente detida e um processo de repatriação de milhões de imigrantes indocumentados será iniciado para seus países de origem”, declarou o presidente. De acordo com dados de 2022, existem aproximadamente 11 milhões de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos, predominantemente latinos, com cerca de 230 mil brasileiros incluídos nesse número.

Com a Lei de Emergências Nacionais, presidentes têm a capacidade de declarar emergências e, dessa forma, expandir temporariamente sua autoridade para responder a crises, sem a necessidade de esperar pela aprovação do Congresso. Na prática, essa declaração permite que agências federais realoquem fundos e recursos para reforçar a segurança nas fronteiras, o que inclui a retomada da construção de um muro, o envio de mais tropas e a reimplementação de políticas rigorosas de imigração.

Na terça-feira, em um movimento que representa uma mudança em relação a uma política de longa data que evitava operações em áreas consideradas “sensíveis”, autoridades federais de imigração receberam a autorização para prender indivíduos e conduzir operações em locais como igrejas e escolas, conforme as novas orientações emitidas pelo secretário interino de Segurança Interna.

Antecipando possíveis desafios, autoridades no México começaram a erigir abrigos com grandes tendas em todo o país para se preparar para um possível aumento no número de deportações. Em entrevista à agência de notícias, um funcionário municipal chamado Enrique Licon mencionou que os abrigos temporários em Ciudad Juarez terão capacidade para acolher milhares de pessoas e devem estar prontos em poucos dias, em uma ação classificada como “sem precedentes”.

Nos abrigos, as autoridades locais fornecerão alimentos, alojamento temporário, assistência médica e ajuda para a obtenção de documentos, conforme um documento governamental intitulado “O México abraça você”. Além disso, há planos para disponibilizar uma frota de ônibus que transportará mexicanos dos centros de recepção de volta para suas cidades de origem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!