A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou as obras que compõem a lista de leitura para o vestibular de 2026, cuja prova ocorrerá ainda neste ano. Entre os livros selecionados estão “Senhora”, de José de Alencar, e “Hamlet”, de William Shakespeare. Em janeiro, a universidade realizou uma consulta pública através da Revista do Vestibular, permitindo que os leitores escolhessem suas obras literárias preferidas.
As publicações selecionadas para cada fase do exame são as seguintes: para o primeiro exame de qualificação, foi escolhido o conto “Amor”, de Clarice Lispector; para o segundo exame de qualificação, “Senhora”, de José de Alencar; para o exame discursivo de língua portuguesa e literaturas, “O quase fim do mundo”, de Pepetela; e para o exame discursivo de redação, “Hamlet”, de William Shakespeare.
A Uerj adota um formato distinto para seu vestibular em comparação com outros grandes exames do país, que geralmente consistem em duas fases no final do ano. O processo seletivo ocorre em duas etapas.
A primeira etapa é o exame de qualificação, que apresenta duas provas. Essas provas contêm questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Os candidatos que obtiverem notas A, B, C ou D, e que atingirem uma pontuação acima de 40%, estão habilitados a participar da fase discursiva. Os alunos têm a opção de realizar uma ou ambas as provas, sendo considerada apenas a melhor pontuação.
A fase discursiva permite que os candidatos escolham o curso que desejam concorrer no ato da inscrição. Esta etapa é composta por três avaliações, totalizando 80 pontos, divididas em uma prova de redação e duas provas de disciplinas específicas, que variam conforme o curso escolhido.