#AbertoDaAustrália #BiaHaddad #TenisBrasil #ThiagoMonteiro #ThiagoWild
O Brasil fez história no Aberto da Austrália, contando com a participação de quatro tenistas nas chaves principais de simples, tanto femininas quanto masculinas: Bia Haddad Maia, Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca. Este é o maior número de representantes brasileiros no torneio desde 2003, quando cinco jogadores competiram. Atualmente, apenas uma tenista brasileira segue na disputa.
Thiago Wild e Thiago Monteiro foram eliminados logo na primeira rodada. Wild, em um duelo intenso contra o húngaro Fabian Marozsan, saiu derrotado após quase quatro horas de partida, com parciais de 6/3, 6/7(5), 7/5, 5/7 e 7/5. Esta foi a segunda vez que Wild participou do torneio principal, tendo também sido eliminado na primeira rodada em 2024. Thiago Monteiro, por sua vez, perdeu para o japonês Kei Nishikori, mesmo após ter conquistado os dois primeiros sets. A partida finalizou com parciais de 4/6, 6/7, 7/5, 6/2 e 6/3, totalizando mais de quatro horas de disputa.
Ainda há esperança com Bia Haddad Maia, que avançou para a terceira rodada e é a única representante brasileira restante. Após uma estreia desafiadora, onde conseguiu reverter um placar desfavorável contra a argentina Julia Riera, vencendo por 4/6, 7/5 e 6/2, Bia enfrentou a russa Erika Andreeva na segunda rodada e a derrotou com facilidade por 6/2 e 6/3 em uma partida que durou uma hora e 20 minutos. Com esta vitória, Bia igualou seu melhor desempenho no Australian Open, alcançando a terceira rodada pela segunda vez em sua carreira.
O próximo jogo de Maia já tem data e horário definidos, sendo programado para este sábado, dia 18, com início às 0h30 no horário de Brasília. A brasileira enfrentará a russa Veronika Kudermetova, porém, ainda não foi determinada a quadra onde ocorrerá a partida. A transmissão do confronto será realizada pela ESPN e pelo streaming Disney+.