15 abril 2025
HomeEntretenimentoVacina do Instituto Butantan e Valneva contra chikungunya é aprovada pela Anvisa!

Vacina do Instituto Butantan e Valneva contra chikungunya é aprovada pela Anvisa!

A vacina contra a chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em colaboração com a empresa Valneva recebeu aprovação para uso no Brasil. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira, 14, permitindo a aplicação do imunizante em indivíduos com 18 anos ou mais.

O desenvolvimento da vacina envolveu testes realizados nos Estados Unidos, onde 4 mil voluntários com idades entre 18 e 65 anos participaram do estudo. Os resultados mostraram um perfil de segurança favorável e uma resposta imunológica robusta, com 98,9% dos participantes apresentando a produção de anticorpos neutralizantes, os quais se mantiveram por pelo menos seis meses. Além do Brasil, a vacina já havia obtido a aprovação de órgãos reguladores como a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e a European Medicines Agency (EMA) da União Europeia.

A chikungunya é uma doença que pode causar dor crônica nas articulações, e em 2024, afetou 620 mil pessoas globalmente. A aprovação da Anvisa representa um avanço significativo para a vacina produzida pelo Instituto Butantan, que está atualmente em análise pela agência reguladora. De acordo com informações do Governo de São Paulo, as vacinas desenvolvidas pelo Butantan e pela Valneva possuem composições praticamente idênticas.

Em um estudo clínico específico com adolescentes brasileiros, publicado na revista The Lancet Infectious Diseases em setembro de 2024, foi observado que após uma dose da vacina, a presença de anticorpos neutralizantes ocorreu em 100% dos voluntários que tiveram infecção prévia e em 98,8% daqueles que não tinham contato anterior com o vírus. A eficácia da proteção contra o vírus se manteve em 99,1% dos jovens após um acompanhamento de seis meses. Os efeitos adversos relatados foram leves a moderados, tendo como principais sintomas dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e febre.

Os próximos passos relativos à vacina do Butantan envolvem o desenvolvimento de uma nova versão que incluirá componentes nacionais no processo de fabricação, com o objetivo de facilitar sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). A análise dessa nova fórmula está aguardando aprovação de órgãos como a CONITEC e o Programa Nacional de Imunizações. Esta vacina é considerada inovadora por ser a primeira proposta aprovada com base na indução de anticorpos, enquanto tradicionalmente, os imunizantes são validados através de estudos comparativos da eficácia entre vacinados e não vacinados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!