Após um intervalo de cinco anos, o Vasco da Gama retornará a um torneio continental. A equipe carioca fará sua estreia na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, dia 2, enfrentando o Melgar em Arequipa, no Peru, às 19h, horário de Brasília. Este será o oitavo ingresso do clube na competição, cuja melhor performance ocorreu em 2011, quando o Vasco alcançou as semifinais, sendo eliminado pela Universidad do Chile, que naquela ocasião se sagrou campeã.
O Vasco, conhecido por ter sido o primeiro campeão continental do mundo ao conquistar o Sul-Americano de Campeões em 1948, enfrentará desafios significativos. A partida será em uma cidade situada a 2.335 metros de altitude, além de contar com um adversário em boa forma. O Melgar foi eliminado na fase preliminar da Libertadores, assim como o Corinthians, mas atualmente lidera o Campeonato Peruano, com um desempenho impecável, registrando cinco vitórias em cinco jogos e apenas três gols sofridos.
Em contraste, o Vasco chega à Sul-Americana após uma vitória significativa na abertura do Campeonato Brasileiro. No estádio de São Januário, o clube venceu o Santos por 2 a 1, com destaque para a atuação do atacante e capitão Vegetti. Há uma expectativa de que o técnico Fábio Carille utilize a mesma formação que começou a partida contra o Santos.
Após o confronto com o Melgar, a delegação do Vasco se dirigirá a São Paulo, onde realizará treinamentos na quinta e sexta-feira, antes do compromisso no sábado (5) contra o Corinthians na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro.
As prováveis escalações são as seguintes:
Melgar: Cáceda; D. Rodríguez, Barrios, Gonzalez e Cabanillas; Orzán, Martínez, Tandazo e G. Rodríguez; Liza e Bordacahar. Técnico: Wálter Ribonetto.
Vasco: Leo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura e Paulinho; Garré, P. Coutinho e Nuno Moreira; Vegetti. Técnico: Fábio Carille.