Em abril, as vendas da Tesla na Europa experimentaram uma redução de 49% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mesmo com um aumento geral de 27,8% nas vendas de veículos elétricos na região. Os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) indicam que o mercado de veículos na Europa permaneceu praticamente inalterado em relação ao ano anterior, apresentando uma leve queda de 0,3%. O crescimento no emplacamento de carros elétricos e híbridos plug-in foi notável.
A contínua diminuição das vendas da Tesla na Europa se dá em um contexto de crescente competitividade de montadoras chinesas no mercado europeu. De acordo com as estatísticas da ACEA, o total de veículos vendidos em abril na União Europeia, Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) caiu para 1,07 milhão, após um crescimento de 2,8% registrado no mês anterior.
Essas vendas da Tesla declinam pelo quarto mês consecutivo, apresentando uma queda de quase 49% em relação ao ano anterior, o que resultou em uma diminuição quase pela metade da participação de mercado, que caiu para 0,7%, em comparação a 1,3% um ano atrás. Em contrapartida, os emplacamentos de veículos da montadora estatal chinesa SAIC Motor e da Mitsubishi aumentaram em 24,5% e 22,1%, respectivamente. Já a Mazda registrou uma diminuição de 24,5% nas vendas.
No bloco da União Europeia, os veículos eletrificados — que incluem BEV, HEV e PHEV — somaram 59,2% dos emplacamentos de carros em abril, um crescimento comparativo de 47,7% no ano anterior. Entre os principais mercados da UE, as vendas totais de carros na Espanha e na Itália apresentaram crescimento de 7,1% e 2,7%, respectivamente, enquanto na França e na Alemanha houve uma redução de 5,6% e 0,2%. No Reino Unido, o número de licenciamentos caiu 10,4%.