Membros do grupo Pink Floyd em 1967. Da esquerda para a direita: Roger Waters, Nick Mason, Syd Barrett e Rick Wright.
O filme concerto “Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII”, lançado em 1972, passou por um processo de remasterização e será exibido nos cinemas a partir de 24 de abril. Esta nova versão é resultado de uma remasterização digital em 4K, realizada a partir de imagens originais em 35 mm, com melhorias na qualidade do áudio, que foi mixado pelo músico Steven Wilson. Segundo Wilson, o filme “parece que poderia ter sido filmado ontem”.
O longa apresenta o Pink Floyd em um momento anterior ao seu grande sucesso com “The Dark Side of The Moon” (1973), realizando uma apresentação nas ruínas do antigo anfiteatro romano em Pompeia, Itália. O show, que ocorreu sem a presença de público, possui um caráter intimista, com uma performance notável da música “Echoes”. A nova edição também inclui imagens raras da banda durante a gravação de “The Dark Side of The Moon”, adicionando 30 minutos ao material original.
A restauração foi realizada manualmente, quadro a quadro, a partir do negativo original de 35mm. O projeto foi conduzido por Lana Topham, que atua como diretora de restauração do Pink Floyd e trabalha com as imagens desse filme há 30 anos. O novo trabalho de áudio de Steven Wilson será disponibilizado também em formato de álbum ao vivo no dia 2 de maio, nas plataformas Dolby Atmos e Digital Audio.
A venda de ingressos para as exibições começará em 5 de março, às 6h, através do site oficial do filme. Os ingressos estarão disponíveis em cinemas selecionados e em salas IMAX ao redor do mundo.