Maior vontade de consumo e condições favoráveis. Esses são os dois fatores que movem o mercado de espumantes e o desempenho de empresas como a Moët Henessy, que produz rótulos renomados, como o Chandon. A diretora-geral da companhia no Brasil aponta que a performance do setor está diretamente relacionada ao Produto Interno Bruto (PIB). “O segmento de espumantes está bastante ligado ao PIB. Quando a economia está em alta, as celebrações são frequentes. Por outro lado, quando a situação não é tão favorável, há uma queda nas vendas”, comentou a executiva.
Petit retornou ao Brasil em 2020, após ter liderado operações em mercados africanos e do Oriente Médio, além de realizar visitas à sede da empresa em Paris. No entanto, sua vivência no mercado brasileiro é anterior, tendo chegado ao país em 2001.
Ela acredita que o Brasil apresenta um enorme potencial para investimentos e que é um exemplo positivo na América Latina. Além disso, destaca que os investidores internacionais têm uma visão otimista sobre o ambiente de negócios brasileiro, que conta com instituições firmes e uma democracia estável. A Moët Henessy faz parte do grupo LVMH, uma holding francesa que se especializa em produtos de luxo, resultante da fusão entre Moët & Chandon e Hennessy, além da famosa marca de moda Louis Vuitton.
No Brasil, mais de 50% da receita da empresa provém das vendas de espumantes e champanhes, mas há um objetivo de apresentar aos consumidores outros rótulos do portfólio, bem como de introduzir novos produtos. “Um dos meus objetivos ao retornar ao Brasil foi comunicar de maneira mais eficaz o portfólio diversificado que temos, incluindo vinhos e destilados, o que permite mostrar a complementaridade e a versatilidade de nossos produtos. […] Estamos trazendo novas marcas de destilados que são conhecidas lá fora. A última inovação é a nossa tequila. Bring this product to Brazil é um desafio, pois a percepção não é das melhores, mas é de alta qualidade”, explicou Petit.
Ela também comentou sobre os resultados obtidos em setembro e as expectativas para as festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo. De acordo com ela, 2024 começou de forma morna, mas houve uma evolução ao longo dos meses. “Não sei se conseguiremos atingir todas as metas, mas setembro foi um mês excepcional. Esperamos que outubro seja promissor também. Estou muito orgulhosa da minha equipe. Implementamos uma nova estratégia e continuamos acreditando no potencial do Brasil”, finalizou.