A primeira-dama Janja Lula da Silva chegou a Moscou, na Rússia, na manhã do último sábado (3), e divulgou fotos de sua viagem em redes sociais. Nas publicações, estão imagens de locais históricos visitados, incluindo o Kremlin, que é o complexo histórico que abriga a sede do Executivo russo e a residência oficial do presidente Vladimir Putin.
Janja chegou a Moscou cinco dias antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está programado para participar de uma série de compromissos como chefe de Estado. Em sua viagem aos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá reuniões com representantes de empresas como Amazon, Google e Nvidia.
Durante sua estadia na Rússia, a primeira-dama destacou a importância de preservar a memória histórica, especialmente em tempos marcados pelo aumento de conflitos e pela ascensão de forças extremistas. Ela enfatizou a necessidade de aprender com o passado e trabalhar juntos para construir um futuro pautado pela paz e fraternidade entre os povos. Além disso, Janja mencionou os preparativos do país para as celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória, celebrado anualmente pelos países aliados na Segunda Guerra Mundial, com destaque para a Rússia.