O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está previsto para pousar no Brasil nesta sexta-feira (24). A expectativa é que a aeronave chegue ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 20h. Este será o segundo voo desse tipo que traz deportados dos EUA para o país neste ano; o primeiro ocorreu em 10 de janeiro, antes da posse de Donald Trump como presidente.
Os deportados retornam ao Brasil no contexto de novas diretrizes estabelecidas pelo presidente norte-americano, que tornaram mais rígidas as normas relacionadas à entrada e permanência de imigrantes. A intensificação das políticas anti-imigração era um dos compromissos de campanha de Trump, que tomou posse oficialmente na segunda-feira (20). Dentre os primeiros atos do republicano está a revogação de programas que permitiam a entrada legal de imigrantes, os quais haviam sido implementados durante a administração de Joe Biden.
Como noticiado anteriormente, nesta sexta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, divulgou imagens de imigrantes em uma fila, algemados e se preparando para embarcar em um avião militar. Em sua publicação na rede social X, antiga Twitter, ela informou que os voos de deportação já iniciaram, mas não revelou as nacionalidades dos deportados.
Além disso, Trump anunciou esta semana o cancelamento do direito à cidadania americana por nascer em solo dos Estados Unidos. Um juiz federal, John Coughenour, considerou essa medida inconstitucional e ordenou a suspensão temporária da decisão. Na quarta-feira (22), o presidente também assinou uma ordem executiva para proibir a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira sul do país, confinada ao México.