O Kremlin anunciou neste domingo, 4, que Xi Jinping realizará uma visita oficial à Rússia entre os dias 7 e 10 de maio. O líder chinês se juntará a outros líderes globais, incluindo o presidente Lula, nas celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, que commemoram a rendição das forças nazistas na Segunda Guerra Mundial. Durante a visita, o presidente russo Vladimir Putin e Xi Jinping devem formalizar acordos bilaterais.
Conforme informações das autoridades russas, a visita de Xi foi feita a convite de Putin. Além de participar da cerimônia comemorativa, que contará com a presença de aproximadamente 20 líderes de diversas nações, os dois líderes vão abordar temas como o fortalecimento das relações de parceria abrangente e a interação estratégica, além de discutirem questões da agenda internacional e regional. A assinatura de uma série de documentos bilaterais também está prevista para ocorrer durante o encontro.
Esta será a terceira visita de Xi Jinping à Rússia desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Embora a China afirme manter uma posição neutra em relação ao conflito, o país se destacou como o principal fornecedor de insumos para a fabricação de armamentos russos. As relações econômicas entre China e Rússia têm se intensificado, especialmente após a imposição de sanções ocidentais à Rússia.