21 fevereiro 2025
HomeInternacionalZelensky Aposta em Estratégia para Encerrar Conflito Após Encontro com Vice-presidente dos...

Zelensky Aposta em Estratégia para Encerrar Conflito Após Encontro com Vice-presidente dos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou gratidão pelo apoio dos Estados Unidos após uma reunião com o vice-presidente JD Vance. Ele enfatizou a importância de um diálogo contínuo para pôr fim à guerra na Ucrânia. Durante sua participação na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, Zelensky afirmou: “Estamos muito gratos pelo apoio americano. Tivemos boas conversas hoje, e esta foi nossa primeira reunião, mas não será a última”.

O presidente ucraniano destacou a necessidade de discussões com a intenção de elaborar um plano para desmantelar as ações do presidente russo Vladimir Putin e concluir o conflito. Ele reiterou o desejo de paz, mas sublinhou a condição de que haja garantias tangíveis de segurança. “Continuaremos nossas reuniões e nosso trabalho”, acrescentou.

Zelensky manifestou interesse em se encontrar com o enviado dos Estados Unidos para a Ucrânia e a Rússia, o general Keith Kellogg, “o mais breve possível”. Durante a reunião, JD Vance expressou a intenção de “preservar a opcionalidade” para aqueles envolvidos nas negociações para pôr fim à guerra, enfatizando a busca por uma “paz duradoura”. Vance também mencionou que havia discussões produtivas e que várias questões precisavam ser tratadas.

A guerra entre Rússia e Ucrânia teve início em fevereiro de 2022, com a invasão russa, que avançou em três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus. Nos primeiros dias do conflito, as forças leais a Putin obtiveram avanços significativos, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, apesar dos ataques à cidade. A invasão foi amplamente condenada pela comunidade internacional, resultando em sanções econômicas contra o Kremlin.

Em outubro de 2024, a guerra na Ucrânia alcançou um estágio descrito por analistas como o mais perigoso até o momento, associado a um aumento das tensões. Um dos pontos críticos ocorreu quando Putin ordenou o uso de um míssil hipersônico durante um ataque em território ucraniano, destacando a escalada do conflito. Este míssil, que carrega ogivas convencionais e possui capacidade nuclear, foi lançado após a Ucrânia realizar ofensivas em território russo com armamentos de países ocidentais.

Relatos de inteligência ocidental indicam que a Rússia pode estar utilizando tropas da Coreia do Norte no conflito, embora Moscou e Pyongyang não tenham confirmado essa informação. Putin, que trocou seu ministro da Defesa em maio, afirmou que as forças russas estão avançando de forma mais eficaz e que a Rússia cumpliria seus objetivos na Ucrânia, sem entrar em detalhes. Zelensky acredita que os principais objetivos de Putin incluem a ocupação total da região de Donbass e a expulsão das tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!