Alex Zverev recebeu uma advertência por conduta antidesportiva ao utilizar seu celular para fotografar uma marca de bola contestada durante sua vitória sobre Alejandro Davidovich Fokina, com um placar de 2-6, 7-6(3), 7-6(0). No décimo jogo do segundo set, Zverev manifestou seu descontentamento quando um backhand do adversário foi considerado dentro pela chamada eletrônica de linha. Após protestar sem sucesso ao árbitro Mohamed Lahyani, alegando que a bola havia caído fora e que havia uma “falha no sistema”, Zverev resolveu registrar a marca da bola com seu telefone.
Após o ocorrido, o tenista alemão, que é cabeça de chave número 1 no Madrid Open, publicou a fotografia em suas redes sociais com a legenda: “Vou apenas deixar esta aqui. Esta foi considerada dentro. Decisão interessante.” A imagem mostra a marca da bola, que aparece claramente a três ou quatro centímetros além da linha, indicando que o sistema eletrônico pode ter considerado uma linha varrida na argila como parte da quadra, ao invés da linha branca permanente.
Embora a chamada eletrônica de linha tenha sido gradualmente implementada em quadras de grama nos últimos anos, torneios em quadras de saibro continuam a utilizar juízes de linha. Para chamadas contestadas, os árbitros costumam descer para verificar as marcas. Contudo, nesta temporada, a ATP decidiu remover os juízes de linha de todos os eventos, enquanto a WTA fez o mesmo em muitos de seus torneios, com a exceção do French Open, que manterá os juízes de linha por enquanto.
Este incidente é mais um em uma série de ocorrências envolvendo o sistema eletrônico nesta temporada. Aryna Sabalenka, atual número 1 do mundo, também recebeu uma advertência por fotografar uma marca de bola contestada durante o Stuttgart Open. No Madrid Open, a ex-número 1 do mundo, Victoria Azarenka, passou por uma situação semelhante, quando postou uma foto de marca contestada nas redes sociais após sua derrota na primeira rodada.
Zverev, em busca de conquistar o Madrid Open pela terceira vez, enfrentará o argentino Francisco Cerúndolo, cabeça de chave número 20, nas oitavas de final na próxima terça-feira.